Tempo de cuidar

No início de 2020, a humanidade se chocou com uma pandemia que logo se tornou global, causada por uma doença contagiosa, a Covid-19. Diante dessa crise de enormes proporções, nós, de Natura &Co, reagimos orientados por nossos valores e princípios, com base em algumas prioridades-chave: cuidar de nossas pessoas, de nossas comunidades e de nossa empresa.

Rapidamente estabelecemos uma força-tarefa global e nomeamos equipes específicas em todos os negócios, funções e geografias para encontrar as melhores maneiras de interagir e contribuir com nossos públicos de interesse. Logo depois, lançamos uma iniciativa abrangente conhecida como “Tempo de cuidar”, com o objetivo de colocar nossas pessoas em primeiro lugar, dando apoio uns aos outros e retribuindo à sociedade sempre que possível. Abraçamos o distanciamento social e aprendemos como permanecer ativos e conectados enquanto estamos fisicamente distantes.

Proporcionamos segurança no emprego a todos os nossos colaboradores durante o período mais agudo da crise, dependendo das leis e regulamentações locais. Nossos líderes seniores se comprometeram a doar 20% de seus salários durante os primeiros e mais incertos meses da crise. Nesse sentido, foram imediatamente seguidos por outros níveis dentro da organização – ao fim do ano, a empresa estava em condições de retribuir essa incrível contribuição a todos. O trabalho remoto para funções administrativas foi incentivado sempre que possível. Os colaboradores das lojas receberam a oferta de horários flexíveis ou foram realocados para outras funções ou projetos, como o suporte aos nossos canais virtuais. Aqueles que continuam trabalhando na produção e distribuição seguiram rígidos protocolos de higiene e distanciamento social. Oferecemos flexibilidade de crédito à nossa rede de consultoras e representantes, com condições de pagamento e recursos adicionais emergenciais. Colaboradores, franqueados, consultoras e representantes também passaram a ter acesso à telemedicina, recursos de saúde mental e apoio ao luto, e foram incentivados a manter conexões com seus colegas, amigos e familiares.

Como consequência das medidas de isolamento, assistimos também a um aumento da vulnerabilidade de mulheres e crianças já em risco de violência doméstica. Portanto, nos juntamos a organizações que prestam serviços na linha de frente para sobreviventes de violência doméstica e ajudam mulheres em risco. Nossa campanha #IsoladasSimSozinhasNão promove a conscientização sobre o problema, destina ajuda para aqueles que precisam e conclama governos em todo o mundo a expandir o financiamento e os recursos para lidar com o aumento da incidência de violência. Por meio da Fundação Avon, doamos US$ 1 milhão para apoiar mais de 40 ONGs em todo o mundo.

nos concentramos no que era essencial durante a pandemia e reorganizamos as operações entre as marcas para aumentar a produção de sabonetes e álcool em gel para as mãos em mais de 30%. Na América Latina, aproveitamos a capacidade de fabricação subutilizada da Avon para doar 4,8 milhões de unidades de sabonetes em barra e outros produtos de higiene pessoal, 260 toneladas de álcool em e 315 mil litros de álcool líquido para governos, ONGs, hospitais e colaboradores.

A crise ainda não acabou. No entanto, estamos esperançosos, confiantes e humildes pela magnitude do que nos foi exigido e do que ainda está por vir. Estamos monitorando de perto a evolução da pandemia em todo o mundo, principalmente em função dos bloqueios e restrições adotados em nossos mercados. Para um grupo guiado pela crença na interdependência de todos as coisas, essa crise nos ensinou lições valiosas e ressaltou a verdade fundamental de que sempre é tempo de cuidar.

Apoiando nossas comunidades durante a pandemia